Nova sensação dos 100 m feminino leva Troféu Brasil e minimiza favoritismo

28-09-2010 18:11

Três semanas depois de bater o recorde sul-americano dos 100 m rasos que já durava 11 anos, Ana Cláudia Lemos Silva mostrou nesta quinta-feira que é realmente a atleta a ser batida na modalidade. Com 11s53, a cearense faturou a medalha de ouro no Troféu Brasil de atletismo, disputado no Centro Olímpico de Treinamento, em São Paulo.

Apesar de uma largada ruim, a velocista se recuperou durante a prova, passou três adversárias e foi a primeira a fechar a distância, deixando para trás Kauiza Venâncio (11s62) e Vanda Gomes (11s68).

“O importante era a vitória, o resultado. No ano que vem a gente pensa em abaixar a marca”, afirmou Ana Cláudia, cuja melhor marca é 11s15. “O frio atrapalhou um pouco, e o troféu Brasil é uma competição muito forte, tem a pressão também”.

Com seu nome gritado pela torcida que apareceu em bom número no Centro Olímpico, Ana Cláudia começou a provar o sabor de ser favorita nos 100 m rasos. E gostou da nova experiência.

“Procuro não pensar no favoritismo, tento me concentrar naquilo que eu tenho que fazer. É bom, mas ainda tenho muita coisa a corrigir”, explicou a velocista, que pretende melhorar sua saída do bloco e a corrida. “Eu me dediquei muito nesse ano, dei tudo que eu podia, então fico feliz por o trabalho ter dado certo”.

E se a favorita venceu os 100 m feminino, entre os homens não foi bem assim. Tanto que o próprio campeão se surpreendeu com o resultado.

Jefferson Liberato Lucindo, de apenas 19 anos, demorou para perceber que havia vencido a prova com o tempo de 10s39, o melhor de sua carreira. “Eu queria abaixar minha marca [que era de 10s43], mas não estava pensando o título”, revelou o carioca.

Ainda nos 100 m, Nilson de Oliveira ficou com a prata (10s52) e o veterano Sandro Viana levou o bronze (10s57).

Nas outras finais desta quinta-feira, Leandro Prates Oliveira venceu os 1.500 m (3min42s69), Josiane Soares faturou o lançamento do martelo feminino (61,17 m) e Wagner Domingos, o Montanha, quebrou três vezes o recorde do campeonato, que já era seu, até vencer o lançamento do martelo masculino com 70,90 m. Na marcha atlética feminina de 20 km, disputada ainda pela manhã, Cisiane Dutra venceu com 1h39min35s.

O Troféu Brasil segue nesta sexta-feira e vai até domingo. O torneio encerra a temporada 2010 do atletismo nacional.

REPORTAGEM:VINICIUS761

FONTE:UOL ESPORTE

Voltar
online counter